A Câmara Municipal de Évora, em conjunto com as instituições educativas do Concelho, promove os festejos de Carnaval, que terão lugar nos dias 24, 25 e 28 de fevereiro.
Segundo a Câmara Municipal de Évora, procura-se com estas comemorações celebrar a diversão, a alegria e a esperança, sem esquecer a segurança e o respeito pelas normas sanitárias.
A autarquia eborense promove há vários anos o desfile de Carnaval com a participação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino do 1º ciclo, bem como dos agentes da área social, para mostrarem os seus trabalhos e criatividade à comunidade em geral, animando as principais artérias do centro histórico.
Devido à situação de pandemia em curso nos últimos dois anos, assinalar e festejar o Carnaval requereu ajustes a novos formatos pelo que a Câmara Municipal irá promover apenas algumas atividades que incluem a realização de pequenos apontamentos de animação na proximidade das instituições educativas que aderiram à proposta.
Esta edição especial de carnaval, descentralizada, tem como tema central o ambiente, em que o desafio lançado às instituições se focou na criação de adereços e/ou figurinos carnavalescos com recurso à reutilização de materiais, pela comunidade educativa, tendo por base a reflexão em torno das questões ambientais.
Conta com a adesão de mais de 1 600 participantes das instituições educativas do concelho e com o apoio de diversas entidades, de acordo com as instituições que se inscreveram: PSP, GNR, Agrupamentos de Escolas e Juntas/Uniões de Freguesias de Évora, de Malagueira e Horta das Figueiras, de Bacelo e Senhora da Saúde, de Canaviais, de São Sebastião da Giesteira e Nossa Senhora da Boa Fé, de São Manços e São Vicente do Pigeiro, de São Bento do Mato (Azaruja) e São Miguel de Machede.
Haverá ainda uma equipa de animação que circulará pelos estabelecimentos educativos e que inclui os artistas SevenDixie, Rui (Neroca), Pitu (espetáculo), Miguel Bravo, AEC Dança, Gigabombos, Grupo Puf Tictá, Caça Sorrisos e Jorge Baião.