8 de Janeiro 2025

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ACESSIBILIDADE EM FOCO: FORMAÇÃO GRATUITA PARA PROFISSIONAIS DO SETOR CULTURAL
CAPACITAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EM CONTEXTOS ARTÍSTICOS

INCLUSÃO

Estão abertas as inscrições para o terceiro módulo do Programa de Formação e Capacitação da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC). O módulo “Inclusão, Acessibilidade e Representatividade”, direcionado prioritariamente aos membros da RPAC, pretende capacitar profissionais para fomentar práticas inclusivas e acessíveis no setor cultural. Profissionais e estudantes de artes, assim como elementos de equipas de entidades que pretendam aderir à RPAC no futuro ou de projetos apoiados pela Direção-Geral das Artes, também podem participar mediante disponibilidade de vagas.

As sessões, gratuitas e sujeitas a inscrição prévia, irão decorrer nos seguintes locais e datas:

● 13 e 14 de janeiro de 2025 – Centro de Arte Oliva, S. João da Madeira (inscrições até 9 de janeiro).

● 20 e 21 de janeiro de 2025 – Convento de São Francisco, Coimbra (inscrições até 13 de janeiro).

● 27 e 28 de janeiro de 2025 – Convento do Espírito Santo, Loulé (inscrições até 20 de janeiro).

Este módulo integra um programa mais amplo, composto por sete módulos formativos presenciais, que abordam temas como curadoria de arte contemporânea, mediação cultural, conservação preventiva e gestão de projetos culturais.

A formação abordará estratégias para garantir a inclusão em espaços culturais, eliminando barreiras e promovendo a valorização das diferenças culturais e sociais. Serão exploradas formas de envolver comunidades no processo criativo, assegurando uma representação equitativa e respeitadora da diversidade.

Objetivo e Destinatários

Este módulo é direcionado prioritariamente às equipas das entidades integradas na RPAC. No entanto, a participação também está aberta, mediante disponibilidade de vagas, a elementos de equipas de entidades que pretendam aderir à RPAC no futuro, elementos de equipas de projetos apoiados pela Direção-Geral das Artes, assim como profissionais e estudantes de artes. A idade mínima para participação no programa é de 18 anos. O objetivo principal é sensibilizar e capacitar técnicos e teóricos do setor cultural, promovendo um impacto positivo na acessibilidade e inclusão em contextos artísticos. Os participantes devem desempenhar funções relacionadas com os temas abordados.

Sobre o Programa de Formação RPAC

O programa completo é composto por sete módulos formativos presenciais, abrangendo temas como curadoria de arte contemporânea, mediação cultural, conservação preventiva, comunicação e desenvolvimento de públicos, criação, desenvolvimento e montagem de exposições, e gestão de projetos culturais. A sua finalidade é sensibilizar e capacitar técnicos e teóricos do setor cultural, promovendo um impacto positivo na acessibilidade e inclusão em contextos artísticos.

Para mais informações, consulte o sítio ‘web’ da RPAC: rpac.pt/atividades/#formacao.

Skip to content