PORTALEGRE: CONVENTO DE SANTA CLARA PRONTO PARA RECEBER A 19ª FEIRA DE DOÇARIA CONVENTUAL E TRADICIONAL DE PORTALEGRE
O Convento de Santa Clara em Portalegre vai acolher mais uma Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, nos dias 5, 6 e 7 de abril de 2019, uma organização da Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a Qualifica Origin Portugal e com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
São já 19 anos a adoçar e a aliar os mais diversos paladares dos visitantes deste conhecido evento, a nível nacional e internacional, com os segredos da tradição conventual e tradicional de Portalegre e do país, que insiste em combinar a qualidade dos produtos apresentados (certificados com o selo da Qualifica), à excelência do património da cidade.
O certame tem uma oferta diversificada de atividades, e as novidades deste ano vão deliciar os visitantes deste evento, que podem participar no “Circuito, doce, cultural e literário “Com José Régio… em Portalegre” , e na “Visita “doce” das Confrarias” à feira e Espaços Culturais da cidade.
Está também ao dispor de quem visita a cidade de Portalegre, visitar as mais diversas exposições, quer no local da Feira, quer noutros espaços culturais da cidade: a Mostra de Tabuleiros de Charão, da coleção de Francisco Félix no Convento de Santa Clara, “Ad Initio: O Museu há 100 anos”, no Museu Municipal de Portalegre; “O Ponto e o Pixel”, no Museu da Tapeçaria de Portalegre-Guy Fino; “Carrilho da Graça – Projetos do Alentejo”, no Espaço Robinson – Núcleo Museológico do Convento de S. Francisco; e “Once upon a time (II) …”, de Barbara Walraven”, na Galeria de S. Sebastião.
A animação ficará a cargo de algumas das Associações Culturais do concelho de Portalegre, que tanto caracterizam e mostram a genuinidade do que melhor se faz na região. Este ano, serão representadas pelos grupos musicais Trio de Cordas e Ensemble de Acordeões da Escola de Artes do Norte Alentejano; CAEP VOICES; Duo “Arsis”; Grupo Sons do Campo, e Grupo de Clarinetes da Sociedade Musical Euterpe; Grupo TriumPHONIA.
A animação de Rua estará a cargo dos criativos e surpreendentes elementos do Teatro do Convento.
Será possível ainda apreciar o Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Voz Amiga” da Terrugem e o Grupo “Danças com História”, de Sintra, que fará duas apresentações ilustrativas do séc. XVI.
Como habitual, irão realizar-se os concursos de Doces e Licores, organizados pela Qualifica.
Haverá um espaço dedicado ao “SABER FAZER” com várias demonstrações:
Doçaria conventual “O Toucinho-do-céu de Norte a Sul”, pela Doceira Ana Tomás, “Preparação de infusões”, pela Empresa Aromas da Vila, e confeção de biscoitos pela Pastelaria Theobroma.
Para os mais pequenos, não podia de forma alguma faltar o já habitual “Ateliê Mãos na Massa”, desta vez proporcionando uma experiência diferente, com a confeção de fitas de laranja.
Haverá também um espaço inteiramente dedicado ao lazer, dirigido aos mais novos, com insufláveis, pinturas faciais, distribuição de balões e outras atividades, com acesso gratuito.
A entrada no local tem o custo de apenas 1€, com direito não só a disfrutar do espaço da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, mas também incluindo a visita aos Museus da Cidade de Portalegre. Este valor reverterá a favor de diversas instituições de solidariedade social: a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Liga dos Amigos do Hospital Dr. José Maria Grande, a Delegação Distrital de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e as Conferências de S. Vicente de Paulo.
Sendo este um dos eventos mais emblemáticos da programação anual do concelho, conta com a participação de doceiros de todo o país e da vizinha Espanha. Para além da Doçaria Conventual, mais sumptuosa e confecionada com grandes quantidades de açúcar e gemas de ovo, haverá também um espaço para a Doçaria Tradicional, também histórica e igualmente deliciosa, mas um pouco mais modesta na apresentação e evidenciando um toque de especiarias, como a canela presente nas Boleimas de Portalegre ou a erva doce dos Bolos Fintos.