22 de Novembro 2024

TV Guadiana

Alentejo em Direto

REGUENGOS DE MONSARAZ: DIA ABERTO NO COMPLEXO ARQUEOLÓGICO DOS PERDIGÕES COM VÁRIAS ATIVIDADES PARA OS VISITANTES

REGUENGOS DE MONSARAZ: DIA ABERTO NO COMPLEXO ARQUEOLÓGICO DOS PERDIGÕES COM VÁRIAS ATIVIDADES PARA OS VISITANTES

13

O complexo arqueológico dos Perdigões, em Reguengos de Monsaraz, vai abrir as portas no dia 20 de julho para visitas. O povoado dos Perdigões foi classificado no início deste ano como sítio de interesse nacional, tendo-lhe sido atribuída a designação de monumento nacional.

O programa do Dia Aberto nos Perdigões inicia-se às 9h com a partida de todos os interessados desde a Praça da REGUENGOS DE MONSARAZ: DIA ABERTO NO COMPLEXO ARQUEOLÓGICO DOS PERDIGÕES COM VÁRIAS ATIVIDADES PARA OS VISITANTES 3Liberdade para o complexo arqueológico em transporte oferecido pelo Município de Reguengos de Monsaraz. Pelas 9h30 será a visita à escavação arqueológica e às 11h ao Museu dos Perdigões.

A partir das 13h haverá um almoço neolítico/atelier de cozinha pré-histórica acompanhado por uma seleção de vinhos do Esporão, seguindo-se às 16h, na Torre do Esporão, uma palestra do arqueólogo António Valera, Diretor do Núcleo de Investigação Arqueológica da Era Arqueologia, sobre “O Recinto Pré-Histórico dos Perdigões: 20 anos a “construir” um monumento nacional”. No Dia Aberto nos Perdigões, iniciativa organizada pelo Esporão, pela Era Arqueologia e pelo Município de Reguengos de Monsaraz, todas as atividades são gratuitas, exceto o Atelier de Cerâmica Pré-histórica, que decorre às 16h30 e tem o custo de cinco euros por pessoa.

O povoado dos Perdigões situa-se a cerca de um quilómetro da cidade de Reguengos de Monsaraz e é um complexo arqueológico composto por vários recintos delimitados por grandes fossos, que inclui uma área de necrópole e um cromeleque ou recinto megalítico cerimonial definido por vários menires, ocupando uma área superior a 20 hectares. Iniciado no Neolítico Médio, há cerca de 5.500 anos, prolongou-se durante toda a Idade do Cobre e chegou ao início da Idade do Bronze, há 4.000 anos, altura em que ocorreram profundas mudanças sociais e cosmológicas que levaram ao seu abandono.

REGUENGOS DE MONSARAZ: DIA ABERTO NO COMPLEXO ARQUEOLÓGICO DOS PERDIGÕES COM VÁRIAS ATIVIDADES PARA OS VISITANTES 4O local terá assumido desde o início um importante papel para as comunidades que habitavam aquela zona na Pré-História Recente e seria, provavelmente, um sítio aglutinador de populações de várias regiões, tal como um santuário, que aí se reuniam para a prática de cerimónias rituais, algumas delas relacionadas com o culto dos mortos e dos antepassados.

A Era Arqueologia iniciou as campanhas de escavações arqueológicas em 1997 e desde esse ano foram intervencionadas várias áreas, tendo sido descobertos sepulcros de inumações secundárias e de inumações primárias ou depósitos de restos de cremações humanas com cerca de 4.500 anos, que eram pouco comuns nessa época. Associado a estes contextos de cremações humanas, foi encontrado pela primeira vez em Portugal um conjunto de estatuetas antropomórficas em marfim, de grande naturalismo e beleza estética, que podem representar divindades, pessoas ou estatutos sociais concretos, ou grupos de identidade ou parentesco.



JOGOS DO DIA



TAÇA DE PORTUGAL GENERALI TRANQUILIDADE
4ª ELIMINATÓRIA
22 novembro 2024
20:45
SPORTING 6 - 0 AMARANTE
LIGA BPI | PRIMEIRA FASE | FUTEBOL FEMININO
3ª Jornada
22 novembro 2024
15:00
SPORTING 4 - 0 LANK VILAVERDENSE
CAMPEONATO INTERDISTRITAL DE FUTSAL | ÉVORA E BEJA
5ª Jornada
22 novembro 2024
21:00
INTERNACIONAL - ALDENOVENSE
21:30
CUBENSE - ODEMIRENSE
21:30
NUC. SCP. PORTEL - NÚC. SCP. MOURA
21:30
MOURÃO - BARONIA
Skip to content