68 EQUIPAS, 700 KM DE ESTRADA E MUITA HISTÓRIA AUTOMÓVEL ENTRE FARO E CHAVES
500 MILHAS ACP 2
Fotografia: Cedida pela ACP
A 18ª edição das 500 Milhas ACP terá lugar, na sexta-feira e sábado desta semana, e conta com a participação de quase setenta carros históricos, que percorrerão mais de 700 quilómetros da Estrada Nacional 2, entre Faro e Chaves.
O desafio da prova do ACP exige que as equipas atravessem o país numa maratona que dura mais de 16 horas. Serão 68 equipas a competir, num evento que é um verdadeiro festival de carros clássicos e um tributo à história automóvel do nosso país.
Entre os carros presentes, destacam-se alguns modelos icónicos, como um Austin Healey de 1954, vários exemplares históricos da Porsche, Jaguar, Mercedes-Benz e Alfa Romeo, três Alpine A110 e até um raro AC Aceca de 1960. Todos os carros em prova foram construídos entre 1954 e 1976 (mas com data de início de produção em 1974), proporcionando uma verdadeira viagem no tempo e uma descoberta do território nacional.
A 18ª edição das 500 Milhas ACP irá decorrer esta semana, envolvendo quase 70 carros históricos que percorrerão mais de 700 quilómetros da Estrada Nacional 2, entre Faro e Chaves. A competição inclui várias equipas e categorias, com carros icónicos dos anos 50 aos anos 70, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. A prova será composta por um total de 19 classificativas divididas em duas etapas, com paragens estratégicas ao longo do percurso. A chegada está prevista para as 22 horas de sábado, onde o jantar e a entrega de prémios serão realizados no Hotel Aquae Flavia.
As equipas reúnem-se na tarde de sexta-feira em Faro, junto ao Hotel Eva, para as verificações técnicas e administrativas. Na manhã seguinte, o primeiro concorrente parte às 06h01 em direção à Estrada Nacional 2, que será percorrida na totalidade até Chaves, passando por algumas das regiões mais bonitas e históricas do país.
A prova de regularidade é composta por um total de 19 classificativas divididas em duas etapas, com quatro categorias em competição (consoante o ano de fabrico do carro). No total, os concorrentes vão percorrer cerca de 740 quilómetros, numa maratona de condução que exige resistência dos carros e concentração dos pilotos para cumprirem os controlos de regularidade obrigatórios.
Ao longo do percurso, a caravana faz algumas paragens estratégicas, que permitem às equipas recuperar energias e apreciar a beleza das regiões que cruzam a Estrada Nacional 2. Destaque para a paragem em Constância, no distrito de Santarém, que permite aos concorrentes recuperarem forças para a segunda metade da maratona.
De tarde, paragem na Barragem da Aguieira. A chegada dos primeiros concorrentes está prevista para as 22 horas da noite de sábado.
O jantar e a entrega de prémios terão lugar no Hotel Aquae Flavia.

