Carmen Balesteros, arqueóloga e historiadora portuguesa natural de Évoramonte, distrito de Évora, foi hoje homenageada postumamente em Elvas, numa iniciativa da Câmara Municipal de Elvas (CME) como forma de assinalar o contributo que a historiadora deu para o estudo da comunidade judaica da cidade, bem como o papel que desempenhou na fundação da Casa da História Judaica de Elvas.
A homenagem começou pelas 17 horas, com uma visita às judiarias de Elvas seguindo-se depois, pelas 18 horas, a sessão de homenagem na Casa da História Judaica, sita na Rua dos Açougues, no centro histórico de Elvas.
Estiveram presentes no evento a Vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, o Presidente da Associação de Amizade Portugal, Israel António Caria Mendes, Jorge Oliveira, responsável pelo laboratório de Arqueologia da Universidade de Évora, familiares e antigos alunos da homenageada entre outros convidados.
O programa encerra com um espetáculo de música judaica-sefardita, na Casa da História Judaica, da autoria do duo Milo e integrado no ciclo de concertos “ A Música Encanta o Património”.
Carmen Baleteros foi docente na Universidade de Évora e na Escola Secundária Gabriel Pereira na mesma cidade, exercendo ainda dois mandatos como deputada na Assembleia Municipal de Évora.
Faleceu a 29 de abril de 2013.