23 de Dezembro 2025

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ESCAVAÇÕES EM AMMAIA REVELAM NECRÓPOLE JUNTO AO ANFITEATRO
PORTA NORTE DO MONUMENTO ROMANO FOI DESATIVADA NO SÉCULO III E USADA PARA SEPULTURAS

Anfiteatro Romano de Ammaia

Avatar do podcast da TV Guadiana


DESCOBERTAS NA CAMPANHA DE 2025

Na campanha arqueológica de julho de 2025, realizada na cidade romana de Ammaia, foram identificadas novas sepulturas junto à entrada norte do anfiteatro. Os trabalhos, que integram o Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos, revelam que este acesso terá sido desativado na segunda metade do século III, sendo posteriormente convertido em zona funerária.

O projeto resulta de uma cooperação entre a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Museo Nacional de Arte Romano de Mérida, com apoio da Fundação Cidade de Ammaia, e insere-se num programa de investigação e formação em arqueologia com dimensão internacional.

ZONA DE ACESSO CONVERTIDA EM NECRÓPOLE

Este ano, a equipa concentrou-se na definição do muro perimetral do edifício e na escavação da porta norte. Já se conhecia a existência de uma sepultura de incineração neste local, mas as novas descobertas apontam para uma ocupação funerária mais extensa, com várias sepulturas a invadir a antiga zona de acesso ao anfiteatro.

O material arqueológico recolhido – incluindo cerâmicas, fragmentos de vidro e metais – será agora analisado e, posteriormente, integrado nas coleções expositivas do museu local.

UM DOS CINCO ANFITEATROS CONHECIDOS NA LUSITÂNIA

O anfiteatro de Ammaia é o quinto identificado na antiga província romana da Lusitânia. Terá sido construído na segunda metade do século I e usado até ao século IV. As escavações sistemáticas iniciaram-se em 2019, com apoio da Fundação “la Caixa”, no âmbito do Programa Promove Regiões Fronteiriças.

Além da investigação científica, o projeto tem também uma vertente formativa ativa, acolhendo estudantes de Licenciatura e Mestrado da Universidade de Lisboa na Escola de Verão Cidade Romana de Ammaia.

FUTURO DO MONUMENTO E INTEGRAÇÃO CULTURAL

A ambição da equipa é clara: aprofundar o conhecimento do anfiteatro, assegurar a sua preservação e integrá-lo num percurso visitável da antiga cidade. Existe ainda a intenção de o recuperar como palco de atividades culturais, nomeadamente eventos como o Festival Internacional de Música de Marvão ou o Festival de Teatro Clássico de Mérida.

A transformação da porta norte numa área funerária ilustra a evolução do uso do espaço urbano romano e reforça a importância de Ammaia como sítio arqueológico de referência.


BANNER
Abrir Jogos

JOGOS DO DIA

×
PRIMEIRA LIGA
15ª Jornada23 Dezembro 2025
20:45
VITÓRIA GUIMARÃES
-
SPORTING
TAÇA DE PORTUGAL
3ª ELIMINATÓRIA23 Dezembro 2025
18:45
CALDAS
-
SP. BRAGA