COMISSÃO EUROPEIA ELOGIA ÉVORA 2027: “TRABALHO SÓLIDO E UMA EQUIPA ENTUSIASMADA”
PAINEL DE PERITOS MANIFESTOU-SE "TRANQUILO" E "CONFIANTE" COM OS AVANÇOS DO PROJETO PARA CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA
ÉVORA 2027 ALARGA PRAZO PARA CANDIDATURAS A OPEN CALLS
MAIS TEMPO PARA PROJETOS ARTÍSTICOS REGIONAIS E INTERNACIONAIS INTEGRAREM PROGRAMA DA CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA
Também pode interessarUNIVERSIDADE DE ÉVORA ASSINALA DÉCADA DO CICS.NOVA.UÉVORA
CONFERÊNCIA DE ELÍSIO ESTANQUE MARCA CELEBRAÇÃO DOS DEZ ANOS DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO.
Também pode interessarEL@IES 2025: ENSINO SUPERIOR DEBATE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
UNIVERSIDADE DE ÉVORA ACOLHEU O XIII ENCONTRO QUE REUNIU ESPECIALISTAS PARA REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS DA IA NA DOCÊNCIA
Comissão Europeia considera trabalho de Évora 2027 “sólido”.
De acordo com o comunicado de imprensa da Associação Évora 2027, a visita do painel de especialistas da Comissão Europeia deixou uma avaliação muito positiva, marcada por confiança e tranquilidade quanto ao progresso de Évora_27.
Confiança renovada em Bruxelas
O painel de especialistas da Comissão Europeia reforçou esta apreciação após a visita de acompanhamento aos trabalhos de preparação de Évora para Capital Europeia da Cultura em 2027. A delegação, que esteve na cidade alentejana esta terça-feira, 25 de novembro, considerou o trabalho desenvolvido como “sólido” e elogiou o entusiasmo da equipa responsável.
Marie Imbert, representante da Comissão Europeia, destacou a visão de longo prazo do projeto, afirmando que algumas das iniciativas são “verdadeiramente ambiciosas”. A Coordenadora da Iniciativa das Capitais Europeias da Cultura elogiou particularmente o conceito “VAGAR”, mostrando-se convicta de que a equipa eborense irá concretizar plenamente os seus objetivos. A sua avaliação terminou com um expressivo “Bravo!”.
As opiniões positivas foram partilhadas pelos restantes membros do painel. João Seixas antecipou “um ano extraordinário para a cidade e para os anos subsequentes”, enquanto Matthias Ripp afirmou sair do encontro com uma compreensão muito mais clara do trabalho em curso.
Compromisso local e visão de futuro
Do lado da organização, a receção a este feedback foi de otimismo. Maria do Céu Ramos, Presidente da Associação Évora 2027, considerou a visita um sinal de confiança no caminho traçado, afirmando que a equipa sai do encontro com a “convicção reforçada de que estamos no rumo certo”.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Zorrinho, reiterou o total compromisso do município com o sucesso do projeto. O autarca sublinhou o alinhamento entre a autarquia e a Associação Évora 2027, e apelou à colaboração do Governo para completar o “triângulo institucional” necessário para a concretização da iniciativa.
Uma avaliação com simbolismo
A visita da comissão europeia serviu para monitorizar os avanços realizados em resposta às recomendações emitidas em julho de 2025. A equipa de Évora 2027 apresentou o ponto de situação em áreas fundamentais como a programação artística, parcerias internacionais, financiamento e os efeitos continuados do projeto.
O encontro incluiu momentos de grande simbolismo, como uma sessão de trabalho no Salão Central Eborense, um espaço histórico reabilitado recentemente após 36 anos de encerramento e que será um dos palcos da Capital Europeia da Cultura. A visita culminou no Salão Nobre dos Paços do Concelho, durante a sessão que assinalou o 39º aniversário da classificação do Centro Histórico de Évora como Património Mundial da UNESCO.

