6 de Janeiro 2025

TV Guadiana

Alentejo em Direto

SEGURANÇA RODOVIÁRIA: BALANÇO DA CAMPANHA DE NATAL E ANO NOVO REGISTA MAIS MORTES NAS ESTRADAS
SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA AUMENTA DURANTE FESTIVIDADES, APESAR DE MENOS ACIDENTES

Segurança Rodoviária

Durante o período de Natal e Ano Novo, compreendido entre 18 de dezembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025, as estradas portuguesas registaram 5.499 acidentes, uma diminuição de 8,4% face ao mesmo período do ano anterior. No entanto, o balanço revelou um aumento significativo nas consequências dos acidentes: 25 vítimas mortais (mais cinco do que em 2023/2024), 115 feridos graves (mais oito) e 1.692 feridos leves (mais 13).

Distribuição Geográfica e Tipologia dos Acidentes

De acordo com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), as vítimas mortais ocorreram em 25 acidentes distribuídos por 11 distritos. Lisboa registou o maior número de mortes (6), seguido por Faro e Leiria (3 cada um). Por outro lado, seis distritos e as regiões autónomas não reportaram mortes neste período.

Entre os tipos de acidentes mais comuns estiveram os despistes (64% das mortes), que envolveram principalmente veículos ligeiros e motociclos. Outros acidentes incluíram colisões e atropelamentos.

Fiscalização e Infrações

Neste período, as autoridades fiscalizaram 12,1 milhões de veículos, um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior. Foram registadas 65.794 infrações, das quais 57,5% relacionadas com excesso de velocidade. A taxa geral de infração foi de 0,55%, uma diminuição em comparação ao período anterior.

Destacam-se ainda as fiscalizações por alcoolemia, onde 1.790 condutores ultrapassaram os limites permitidos. Destes, 894 foram detidos por apresentarem taxas de alcoolemia iguais ou superiores a 1,2 g/l.

Campanha de Sensibilização

Sob o lema “O Melhor Presente é Estar Presente”, a campanha de sensibilização rodoviária contou com a colaboração de mais de 368 entidades públicas e privadas. A mensagem foi veiculada através de diversos canais, incluindo redes sociais, televisão e publicidade exterior, alcançando 493,3 milhões de contactos.

Skip to content