CAMPANHA ALERTA PARA OS PERIGOS DO TELEMÓVEL AO VOLANTE
QUATRO LOCALIDADES RECEBEM AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO ENTRE 14 E 20 DE MAIO
Entre os dias 14 e 20 de maio, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) vão realizar uma campanha nacional de sensibilização sobre os perigos da utilização do telemóvel durante a condução. A ação integra o Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025.
A campanha decorrerá em simultâneo com operações de fiscalização em cinco localidades: Vila Flor, Bragança, Sesimbra e Braga, com duas ações nesta última. O objetivo é alertar os condutores para os riscos associados ao manuseamento de dispositivos móveis enquanto conduzem.
RISCOS ASSOCIADOS AO USO DO TELEMÓVEL
Segundo a ANSR, olhar para o telemóvel durante apenas três segundos, a uma velocidade de 50 km/h, equivale a percorrer 42 metros sem olhar para a estrada — uma distância comparável a uma fila de dez carros. Esta distração, que duplica o tempo de reação, aumenta em quatro vezes a probabilidade de acidente e é considerada mais perigosa do que conduzir com uma taxa de álcool de 0,8 g/l.
O uso do telemóvel reduz a capacidade de reconhecimento de perigos, provoca erros de avaliação e interfere na leitura da sinalização e na cedência de passagem, nomeadamente a peões.
DATAS E LOCALIDADES DAS AÇÕES
Esta é a quinta campanha do ano promovida pelas autoridades no âmbito do PNF. Até dezembro, estão previstas mais seis ações temáticas com enfoque na velocidade, álcool, acessórios de segurança, dispositivos móveis e veículos de duas rodas.
As ações de fiscalização e sensibilização ocorrerão nos seguintes locais e datas:
- 14/05 às 08h00 – IC5, km 68,600 (Vila Flor)
- 15/05 às 09h30 – Avenida das Cantarias (Bragança)
- 16/05 às 08h00 – Rotunda de Alfarim, EN377 (Sesimbra)
- 19/05 às 14h00 – Rua São Martinho (Braga)
- 20/05 às 08h00 – Avenida do Cávado, junto à Cepsa (Braga).

