4 de Fevereiro 2026

TV Guadiana

Alentejo em Direto

7 HÁBITOS SIMPLES PARA POUPAR SEM ABDICAR DO QUE GOSTA

POUPAR DINHEIRO

Imagen generada por I.A.


A consolidação de créditos permite reduzir os encargos mensais de múltiplos empréstimos.

7 hábitos simples para poupar sem abdicar do que gosta

Poupar sem abdicar da sua qualidade de vida é possível, sobretudo se dispuser das ferramentas certas. Para quem tem vários créditos ao consumo, usar um simulador de crédito consolidado pode ser o primeiro passo para reduzir encargos mensais, reorganizar as finanças e recuperar o controlo do orçamento. A partir daí, bastam alguns hábitos simples para transformar a poupança numa rotina sustentável e sem sacrifícios.

Poupar dinheiro não significa que tenha de cortar nos pequenos prazeres da vida, muito pelo contrário: ao tomar algumas decisões estratégicas e recorrer às ferramentas mais adequadas, é possível continuar a fazer aquilo de que gosta e ainda obter uma folga no seu orçamento.

Quer se trate de ajustar hábitos de consumo ou de repensar as suas dívidas, existem formas inteligentes de melhorar o seu bem-estar financeiro sem sacrifícios descomedidos.

Se, a título de exemplo, possui vários créditos ativos, pode começar por utilizar um simulador de crédito consolidado para perceber como juntar todas as prestações numa só e reduzir os seus encargos mensais, mas não ficamos por aqui: ao longo deste artigo, partilharemos consigo sete hábitos simples que o ajudarão a poupar sem ter de abdicar do que verdadeiramente importa.

1. Efetue um planeamento financeiro realista e fácil de manter

A base para qualquer ação de valor acrescentado está no planeamento. No que diz respeito à sua vida financeira, um planeamento realista que tenha em conta o seu padrão de vida e que vá ao encontro das suas necessidades será o ponto de partida para maximizar a sua poupança.

Neste planeamento, deve categorizar as suas despesas, perceber qual o rendimento médio mensal obtido e agendar estratégias de aforro que sejam o menos dolorosas possível, mas sem abdicar da sua assertividade.

Por exemplo, poderá começar a deixar o carro em casa e optar por utilizar os transportes públicos ou deixar de comprar produtos alimentares ultraprocessados, adquirindo, alternativamente, mais produtos frescos.

2. Substitua pequenos luxos por alternativas acessíveis

Será que tem mesmo de comprar um móvel ou acessórios novos? A resposta, provavelmente, é não.

Em vez de comprar tudo novo, procure reutilizar materiais, recorrendo, para tal, à criatividade ou à compra de artigos em segunda mão através das muitas plataformas de venda online que existem na Internet.

De igual modo, opte por comprar marcas brancas que, em muitos casos, têm a mesma qualidade das marcas mais conhecidas, mas cujo preço é muito mais reduzido.

3. Reduza despesas invisíveis sem cortar o prazer

Despesas com lanches, cafés, serviços de streaming ou pedidos de entrega de comida em casa até podem parecer-lhe pouco impactantes no seu orçamento, mas, se fizer as contas, verificará que, no final do mês, estas adquirem um peso significativo.

Pense sempre duas vezes antes de fazer uma compra por impulso ou lanchar fora de casa; verifique se utiliza efetivamente todos os serviços de telecomunicações que contratou; e reduza o número de vezes em que pede a entrega de comida em casa ou vai jantar fora, já que tal lhe permitirá obter uma poupança substancial.

4. Aproveite promoções sazonais com inteligência

As épocas de descontos e promoções são quase sempre excelentes ocasiões para comprar aquilo de que necessita a um preço mais convidativo, mas, como avisa a DECO PROteste, nem sempre as oportunidades anunciadas o são de facto.

É o que acontece com bastante frequência em eventos de compras como a Black Friday, por exemplo. Cerca de um mês antes da data propriamente dita, as empresas e marcas menos transparentes aumentam artificialmente os preços dos seus produtos para, na altura da Black Friday, os reduzirem ao valor que apresentaram ao longo de todo o ano, o que significa que não estamos perante verdadeiras promoções.

Em todo o caso, ainda que encontre um produto efetivamente em promoção, considere se realmente necessita dele.

5. Automatize os seus mecanismos de poupança para garantir consistência

Automatizar a poupança nem sempre é fácil, mas se estipular um valor regular a retirar do seu salário para a criação de um fundo de emergência, pode tornar essa automatização mais simples.

Ainda neste sentido, e para ajudá-lo a simplificar o processo de poupança, recomendamos que utilize a regra 50-30-20, que, na prática, implica destinar 50% do seu orçamento a despesas essenciais, 30% a gastos supérfluos e 20% à poupança.

Lembre-se de que quanto menos despesas supérfluas tiver, mais conseguirá poupar.

6. Corte nas despesas de maiores dimensões

Para reduzir o impacto destas despesas e garantir uma maior poupança, poderá renegociar os contratos de telecomunicações do seu agregado familiar, de modo a encontrar uma solução mais em conta que abranja todos. Pode também aproveitar para cancelar serviços redundantes.

No caso da energia, pondere recorrer ao simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para encontrar um fornecedor que ofereça melhores preços nos mercados quer liberalizado, quer regulado.

Finalmente, se for tecnicamente possível reduzir a potência contratada, conseguirá obter uma poupança mensal de até 30 euros.

7. Livre-se das dívidas de crédito

A par da energia, da água e das telecomunicações, uma das maiores fontes de despesas mensais advém do pagamento de prestações de crédito.

Se tiver dois ou mais créditos e ainda não estiver em situação de incumprimento, pode recorrer a um crédito consolidado para reduzir o peso desses empréstimos no seu orçamento mensal.

Na prática, a consolidação de créditos junta todos os seus empréstimos num só e com taxas de juro mais reduzidas, o que resultará numa prestação mensal única até 60% inferior à média das anteriores.

Além disso, no decorrer do processo de consolidação, poderá prolongar o prazo de reembolso e ainda usufruir de financiamento adicional.

De modo a conseguirmos ajudá-lo na tarefa de encontrar a melhor consolidação de créditos para si, aconselhamo-lo a recorrer a um simulador online como o do UNIBANCO, por exemplo, a partir do qual poderá calcular a sua prestação mensal em função do financiamento de que necessita para liquidar todos os seus créditos e do prazo de reembolso escolhido (até 84 meses).

Ao concluir a simulação, ficará também a saber quais as taxas de juro associadas (TAN: 12,350% e TAEG: 15,6%).

Caso efetue o pedido logo após a simulação e o mesmo seja aprovado, a sua nova instituição de crédito liquidará imediatamente os seus empréstimos anteriores, passando a ser a sua única entidade credora.

Para terminar

Tal como lhe dissemos no início, adotar hábitos de poupança não implica abdicar da sua qualidade de vida, mas sim fazer escolhas conscientes e informadas. De pequenos ajustes nas despesas do seu dia a dia à renegociação dos seus compromissos financeiros, existem múltiplas formas de equilibrar o seu orçamento e garantir uma folga mensal mais confortável.

Na eventualidade de ter contratado múltiplos créditos ao consumo (dois, pelo menos) e de se encontrar à beira de uma situação de incumprimento, não se esqueça de que pode consolidar todos os seus empréstimos num só, de modo a alcançar o alívio financeiro.

Para tal, basta recorrer a um simulador de crédito consolidado e apurar qual a melhor proposta do mercado.

Com a ajuda certa, poupar pode passar a fazer parte da sua rotina sem que tenha de abdicar do que realmente importa.

*Conteúdo patrocinado. As condições apresentadas são da exclusiva responsabilidade do anunciante e podem variar consoante o perfil do consumidor.


BANNER
Abrir Jogos

JOGOS DO DIA

×
TAÇA DE PORTUGAL
QUARTOS DE FINAL04 Fevereiro 2026
20:45
SPORTING
-
AFS
TAÇA DE PORTUGAL | FUTEBOL FEMININO
1ª ELIMINATÓRIA04 Fevereiro 2026
15:00
VITÓRIA GUIMARÃES ou FAMALICÃO
-
MARÍTIMO ou VALADARES GAIA ou FC PORTO
1ª ELIMINATÓRIA04 Fevereiro 2026
15:00
SP. BRAGA ou RIO AVE
-
TORREENSE ou BENFICA
EUROPEU DE FUTSAL
FASE DE GRUPOS04 Fevereiro 2026
16:00
CROÁCIA
-
ESPANHA
19:30
FRANÇA
-
PORTUGAL