ALENTEJO 2030: APOIO AO EMPREENDEDORISMO NO ALENTEJO LITORAL
CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 30 DE JANEIRO DE 2026
Candidaturas abertas para 1,5 milhões de euros em apoio ao empreendedorismo no Alentejo Litoral até 30 de janeiro de 2026.
O Programa Regional Alentejo 2030 abriu as candidaturas para o “Apoio ao Empreendedorismo” no Alentejo Litoral, com o objetivo de impulsionar a criação de emprego e o desenvolvimento do microempreendedorismo na região, no âmbito do Plano Territorial de Transição Justa do Alentejo Litoral (PTTJAL).
Quem se pode candidatar
Micro e pequenas empresas sediadas ou com atividade estável nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.
Tipo de apoio
Apoio financeiro com uma dotação total de 1,5 milhões de euros e uma taxa máxima de cofinanciamento de 100%.
O incentivo visa a criação e o crescimento de micro e pequenas empresas, promovendo a criação de novos postos de trabalho e o autoemprego, através de operações de base local que contribuam para a diversificação económica.
Financiamento para:
Operações elegíveis
- Criação do próprio emprego (sócios-gerentes a tempo inteiro e remunerados)
- Criação de postos de trabalho por conta de outrem (contratos sem termo e a tempo inteiro)
O apoio destina-se a trabalhadores direta ou indiretamente afetados pelo encerramento da Central Termoelétrica de Sines e a outros desempregados/inativos.
Prazo
As candidaturas podem ser submetidas até às 18h00 do dia 30 de janeiro de 2026.
Entidade Responsável
Programa Regional Alentejo 2030, no âmbito do Fundo para uma Transição Justa (FTJ).
Como candidatar-se
Mais informações e acesso ao aviso completo estão disponíveis para consulta em: Consultar avisos Alentejo 2030

