5 de Fevereiro 2026

TV Guadiana

Alentejo em Direto

ALENTEJO 2030 APROVA MEDIDAS EXCECIONAIS PARA AJUDAR PROJETOS AFETADOS PELA CHUVA
ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS PODERÃO PEDIR PRORROGAÇÃO DE PRAZOS DEVIDO A INTENSAS CHUVAS E INUNDAÇÕES REGISTADAS DESDE A TEMPESTADE "KRISTIN"

**Alentejo 2030 aprova medidas excecionais para ajudar projetos afetados pelas chuvas intensas e inundações desde a Tempestade "Kristin".
alentejo-2030-medidas-excecionais-projetos-afetados-chuva

Alentejo 2030 aprova medidas para projetos afetados pelas intempéries.

O Programa Regional do Alentejo 2030 aprovou medidas excecionais para ajudar projetos que sofreram atrasos devido às chuvas intensas e inundações ocorridas nos últimos meses, agravadas pela passagem da Tempestade “Kristin”.

Segundo o comunicado oficial, os fenómenos meteorológicos adversos, incluindo chuva forte, inundações e ventos intensos, causaram danos materiais e atrasos na execução de investimentos cofinanciados pelo Programa, afetando entidades públicas e privadas. Embora não sejam especificados números, o impacto generalizado motivou a adoção de procedimentos especiais.

Na prática, os beneficiários dos fundos do Alentejo 2030 poderão pedir a prorrogação dos prazos de execução dos seus projetos, desde que fundamentem que os atrasos resultaram das condições climatéricas. Será criada uma “via verde” para acelerar a análise desses pedidos e outros atos administrativos necessários à continuidade dos projetos.

As entidades que pretendam candidatar-se a novos apoios para resolver situações de emergência, como a reposição de estradas, edifícios ou serviços públicos danificados, também contarão com um processo simplificado. A medida tem validade inicial de dois meses, após os quais será reavaliada.

A decisão visa proteger o interesse público e garantir o cumprimento dos objetivos do Programa, apesar dos constrangimentos causados pelas intempéries.

Mais informações sobre estas medidas podem ser consultadas aqui.


BANNER
Abrir Jogos

JOGOS DO DIA

×
TAÇA DE PORTUGAL
QUARTOS DE FINAL05 Fevereiro 2026
20:45
SPORTING
-
AFS
TAÇA DAS REGIÕES | GRUPO A
1ª Jornada05 Fevereiro 2026
15:00
AF LEIRIA
-
AF ALGARVE
TAÇA DAS REGIÕES | GRUPO B
1ª Jornada05 Fevereiro 2026
15:00
AF BRAGA
-
AF COIMBRA
WSE CHAMPIONS LEAGUE
GRUPO A05 Fevereiro 2026
19:30
BARCELONA
-
FC PORTO
GRUPO B05 Fevereiro 2026
19:30
SPORTING
-
U. OLIVEIRENSE
19:30
HC LICEO
-
BENFICA
21:30
O. BARCELOS
-
HOCKEY BASSANO