ATUALIDADE: INNOVPLANTPROTECT VÊ APROVADO PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE BOAS PRÁTICAS DE ECONOMIA CIRCULAR NA AGRICULTURA
CI Imagem2 scaled
ÉVORA CANCELA DESFILE ESCOLAR DE CARNAVAL DEVIDO AO MAU TEMPO
PREVISÃO DE CHUVA PERSISTENTE E AVISO AMARELO LEVAM AUTARQUIA A ADOTAR MEDIDA PREVENTIVA PARA SEXTA-FEIRA
Também pode interessarÉVORA IMPLEMENTA PLATAFORMA DIGITAL PARA REVITALIZAR CENTRO HISTÓRICO
COMÉRCIO LOCAL GANHA NOVAS FERRAMENTAS PARA ATRAIR CLIENTES E POTENCIALIZAR NEGÓCIOS
Fonte: INNOVPLANTPROTECT
O novo projeto de educação ambiental “ABC – AgriBioCircular”, liderado pelo InnovPlantProtect (InPP), é um dos vencedores da 6ª edição do Programa Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2022). O objetivo é implementar um programa educativo dirigido a estudantes do ensino secundário e superior que visa consciencializar os jovens do seu papel como parte integrante de uma comunidade – local e global – que deve tomar decisões responsáveis que garantam a preservação do território e do planeta no presente e para as gerações futuras.
O projeto ABC – AgriBioCircular será desenvolvido em contexto escolar, nos laboratórios do InPP e nos olivais, vinhas e montado da empresa Reynolds Wine Growers, localizada em Arronches, onde serão desenvolvidas atividades práticas para alunos da Escola Secundária Dom Sancho II de Elvas e da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE). O programa educativo visa dar a conhecer bons exemplos da aplicação dos princípios da economia circular à agricultura, e da sua influência sobre a biodiversidade. Os insetos e microorganismos, muitas vezes conotados negativamente e cujo papel nos ecossistemas e na alimentação é desvalorizado, serão protagonistas deste programa.
“Para além do foco nos insetos e microrganismos, a outra novidade deste projeto é o projeto de ciência cidadã no qual os estudantes estarão envolvidos. Nestas atividades, os alunos terão a possibilidade de recolher dados que serão armazenados numa aplicação desenvolvida pela equipa do InPP”, afirma iLaria Marengo, investigadora do InPP responsável pelo projeto.
“Estes dados vão ajudar-nos a recolher informações mais precisas sobre os padrões de sazonalidade de várias espécies de insetos e microrganismos benéficos para os ecossistemas ou que podem ter um impacto negativo nas culturas agrícolas, atuando como pragas”, acrescenta a investigadora.
A 6ª edição do programa do Fundo Ambiental concedeu apoios a fundo perdido de perto de 1,5 milhões de euros a um total de 37 projetos, tendo por objetivo apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais assumidos por Portugal, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.
Fotografia: INNOVPLANTPROTECT

