Uma exposição dedicada ao Caminho de Santiago está patente no Posto de Turismo de Fátima, no concelho de Ourém, organizada pela Associação Espaço Jacobeus (AEJ). Sob o título “Não passes pelo Caminho… Deixa antes que o Caminho passe por ti”, a mostra visa proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva, seguindo as famosas setas amarelas como se fossem peregrinos, e conhecendo objetos e histórias da peregrinação jacobeia.
Objetos e Fotografias do Caminho de Santiago
A exposição inclui um vasto conjunto de objetos e fotografias que retratam a peregrinação, com peças emblemáticas como o cajado, a cabaça, a mochila e a credencial, tradicionalmente usadas pelos peregrinos. A delegada da AEJ em Fátima, Carina Frazão, referiu que a exposição procura mostrar que o Caminho de Santiago nunca termina: “Assim que terminamos um caminho, já estamos a preparar outro.”
Parcerias e Património Exposto
A exposição é fruto de uma parceria entre a AEJ, o Turismo Centro de Portugal e o Município de Ourém. As peças expostas foram cedidas por peregrinos ou fazem parte do espólio da associação. Os visitantes poderão apreciar fotografias dos diferentes Caminhos de Santiago e o património que atravessam, bem como objetos simbólicos relacionados com a peregrinação, como estatuetas de Santiago e o pote da queimada galega.
Um Convite ao Caminho de Santiago
Para o presidente da AEJ, António Devesa, a exposição é um convite para quem deseja iniciar o Caminho de Santiago: “Quem começar a ler os testemunhos, a ver as fotografias e observar o património exposto, perceberá melhor o que é o Caminho e se vai ao encontro dos seus desejos.”
Reconhecimento do Impacto Local
A vice-presidente do Município de Ourém, Isabel Costa, salientou a importância da exposição para a divulgação do Caminho de Santiago, admitindo que o impacto do Caminho no concelho de Ourém é maior do que se pensava. A vereadora garantiu que, a partir de agora, o município irá envolver-se mais nesta temática.
A exposição “Não passes pelo Caminho… Deixa antes que o Caminho passe por ti” estará patente até ao dia 3 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.