CASA-ATELIER JOÃO CUTILEIRO ABRE AO PÚBLICO COM EXPOSIÇÃO DE MARGARIDA LAGARTO
MOSTRA ESTÁ PATENTE EM ÉVORA ATÉ 28 DE FEVEREIRO DE 2026
CARNAVAL 2026 EM ÉVORA VALORIZA TRADIÇÃO DAS BRINCAS CARNAVALESCAS
EXCLUSIVO EBORENSE É DESTAQUE NO PROGRAMA CULTURAL COM EXPOSIÇÃO E DESFILE ESCOLAR
Também pode interessarHEITOR FIGUEIREDO EXPÕE CERÂMICA CONTEMPORÂNEA EM REGUENGOS DE MONSARAZ
MOSTRA "É PRA JÁ" REÚNE 15 PEÇAS QUE INTERPRETAM TÉCNICAS TRADICIONAIS COM LINGUAGEM MODERNA
A Casa-Atelier João Cutileiro, em Évora, abre pela primeira vez ao público com uma exposição de fotografia integrada na programação de Évora_27.
A Casa-Atelier João Cutileiro, em Évora, abre ao público pela primeira vez com a exposição “A CASA – fotografia de Margarida Lagarto”, integrada na programação de Évora_27 – Capital Europeia da Cultura. A mostra está patente até 28 de fevereiro de 2026.
A exposição reúne fotografias captadas por Margarida Lagarto ao longo de quase quatro décadas na casa onde João Cutileiro viveu e trabalhou. As imagens registam diferentes áreas do espaço doméstico e de trabalho do escultor, localizado na Rua de Viana, em Évora.
A Casa-Atelier João Cutileiro integra o legado deixado pelo escultor ao Estado Português e encontra-se atualmente em processo de conservação. A abertura ao público ocorre no âmbito da programação associada à Capital Europeia da Cultura.
O espaço está associado ao Centro de Arte João Cutileiro, uma associação cultural criada a partir desse legado, que inclui a casa-ateliê, um conjunto de obras de escultura, desenho e fotografia, bem como o arquivo pessoal do artista. A entidade desenvolve atividades nas áreas da criação artística, formação, investigação e intercâmbio internacional.
INFORMAÇÕES AO PÚBLICO
Exposição: A CASA – fotografia de Margarida Lagarto
Datas: até 28 de fevereiro de 2026
Horário: Quarta a sábado, das 10h às 16h
Local: Casa-Atelier João Cutileiro, Rua de Viana n.º 13, Évora
Entrada: Livre
Margarida Lagarto nasceu em 1954, em Veiros, Estremoz. Vive e trabalha em Évora. Frequentou o curso de pintura da Escola António Arroio, em Lisboa, entre 1969 e 1975, e o curso de pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa entre 1979 e 1981.

