Com o progressivo regresso à normalidade após dois anos marcados pela pandemia e sucessivos confinamentos, as ruas, praças e largos de Évora voltam a ser palco privilegiado, pois os eventos estão de regresso. Feira de São João, em junho, Artes à Rua, em agosto, e Imaterial, em data a anunciar, são os locais de encontro destas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal.
Após o interregno forçado, a Feira de São João regressa de 23 de junho a 03 de julho. Trata-se de um dos maiores certames realizados a sul do Tejo e que, anualmente, traz ao concelho de Évora milhares de visitantes a uma feira que é transversal a todos os setores de atividade.
Entre 29 de julho e 14 de agosto, está de volta o Artes à Rua – Um festival, todas as artes e culturas. Segundo o Município, “Em Évora, durante a primeira quinzena de Agosto as Praças e as Ruas são lugares de afetos e fruição de músicas de todo o Mundo, que resultam de muitas tendências estéticas, que dialogam com as tradições, construindo permanentemente a identidade dos povos. As mesmas Ruas e Praças são lugares de encontro com a música, a dança, o teatro, a performance, o circo contemporâneo, as artes visuais.”
Ainda sem data marcada devido a questões logísticas e de calendário relativas ao Teatro Garcia de Resende está a segunda edição do Imaterial – Património Pensado e Vivido. Este é um festival virado para as músicas do mundo e que “assenta no diálogo entre culturas distintas, entre passado e presente, entre património edificado e património que só existe dentro dos seus intérpretes, em busca de um reconhecimento do outro e de valorização das diferenças”, refere o Município Eborense. A primeira edição realizou-se em 2021 e trouxe a Évora sons do Mali, Turquia, Itália, Azerbaijão, Hungria, Mongólia e, claro, Portugal.