Com organização do NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora, com a colaboração do NERB (Beja) e do NERPOR (Portalegre), teve lugar no passado dia 5 de abril, nas instalações daquela associação, o Fórum Empresarial do Alentejo.
O programa incluiu a assinatura de diversos protocolos de parceria para apoio às Pequenas e Médias Empresas, reforço das parcerias nacionais e internacionais no âmbito do projeto Alentejo Export 2.0 e ainda a realização de diversas mesas redondas temáticas. O encontro encerrou com um debate sobre “A economia portuguesa no horizonte 2030: principais desafios e oportunidades”, que contou com a presença de António Saraiva, Presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.
O Presidente da Câmara Municipal de Évora saudou o NERE pela iniciativa. Na intervenção que proferiu, Carlos Pinto de Sá, a propósito da inauguração da nova “Incubadora e Aceleradora FIND.e”, referiu o papel determinante que as incubadoras de empresas, quatro em Évora, têm vindo a assumir nos últimos oito anos, com efeitos substanciais ao nível da criação de novos postos de trabalho. A aceleradora do centro de negócios do NERE acolhe já cinco dezenas de empresas em funcionamento presencial, e outras três dezenas em ligação remota.
O Presidente da Câmara de Évora referiu-se ainda à importância de investir em políticas integradas que promovam a diversidade e reafirmou a disponibilidade do Município para continuar a trabalhar com as empresas num quadro de cooperação institucional que promova o progresso e desenvolvimento da região.