4 de Fevereiro 2026

TV Guadiana

Alentejo em Direto

MONSARAZ ASSINALA 750 ANOS DO FORAL AFONSINO
COMEMORAÇÕES ARRANCAM A 15 DE JANEIRO E ESTENDEM-SE AO LONGO DE TODO O ANO

Monsaraz inicia a 15 de janeiro as comemorações dos 750 anos do Foral Afonsino, diploma concedido em 1276 que fundou o concelho e definiu a sua autonomia.
foral-afonsino-monsaraz

Monsaraz assinala 750 anos do Foral Afonsino, diploma que a constituiu como concelho juridicamente organizado.

Monsaraz inicia no próximo dia 15 de janeiro as comemorações dos 750 anos do Foral Afonsino, diploma que marcou a constituição da vila como concelho juridicamente organizado. A data assinala a outorga do documento por D. Afonso III, em 1276, e dará origem a um conjunto de iniciativas distribuídas ao longo de todo o ano.

A abertura oficial das celebrações está marcada para as 18h, com uma sessão evocativa na Igreja de Santiago. A cerimónia contará com intervenções da presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, da reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, e da vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Ana Paula Amendoeira. O programa encerra com a atuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

Para reforçar o envolvimento da comunidade local, a autarquia constituiu uma comissão de honra integrada por instituições e associações da freguesia, com o objetivo de promover iniciativas de caráter popular associadas às celebrações oficiais.

Concedido em 15 de janeiro de 1276 por D. Afonso III, o Foral Afonsino de Monsaraz foi redigido em latim medieval e estabelece a vila como comunidade dotada de autonomia administrativa, judicial e fiscal. O diploma define de forma minuciosa os seus limites territoriais e afirma a autoridade régia na organização do espaço e da população.

O documento regula diversos aspetos da vida económica, social e militar, fixando direitos, isenções e privilégios atribuídos a moradores, mercadores, almocreves e cavaleiros. Estabelece ainda normas de convivência pública, regras de comércio, impostos sobre atividades produtivas e disposições relativas à defesa do território.

O foral reconhece igualmente a coexistência de diferentes grupos sociais e religiosos, define estatutos específicos para cristãos, mouros e judeus, e consagra direitos aplicáveis a viúvas, descendentes e oficiais régios e senhoriais, sublinhando o papel estratégico de Monsaraz na organização e proteção do território.


BANNER
Abrir Jogos

JOGOS DO DIA

×
TAÇA DE PORTUGAL
QUARTOS DE FINAL04 Fevereiro 2026
20:45
SPORTING
-
AFS
TAÇA DE PORTUGAL | FUTEBOL FEMININO
1ª ELIMINATÓRIA04 Fevereiro 2026
15:00
VITÓRIA GUIMARÃES ou FAMALICÃO
-
MARÍTIMO ou VALADARES GAIA ou FC PORTO
1ª ELIMINATÓRIA04 Fevereiro 2026
15:00
SP. BRAGA ou RIO AVE
-
TORREENSE ou BENFICA
EUROPEU DE FUTSAL
FASE DE GRUPOS04 Fevereiro 2026
16:00
CROÁCIA
-
ESPANHA
19:30
FRANÇA
-
PORTUGAL