FORÇA AÉREA INCORPORA PRIMEIRA CAPACIDADE DE REABASTECIMENTO EM VOO COM A CHEGADA DO QUARTO KC-390
NOVA AERONAVE ATERRROU EM BEJA COM O KIT QUE PERMITE À FROTA PORTUGUESA OPERAR COMO “TANKER” PELA PRIMEIRA VEZ
ÉVORA IMPLEMENTA PLATAFORMA DIGITAL PARA REVITALIZAR CENTRO HISTÓRICO
COMÉRCIO LOCAL GANHA NOVAS FERRAMENTAS PARA ATRAIR CLIENTES E POTENCIALIZAR NEGÓCIOS
Também pode interessarNERPOR CRIA INCUBADORA DE EMPRESAS EM PORTALEGRE
ESTRUTURA ACOLHE NOVOS PROJETOS EMPRESARIAIS NAS INSTALAÇÕES DA ASSOCIAÇÃO
A Força Aérea Portuguesa adquire capacidade de reabastecimento em voo com a entrega do quarto avião KC-390.
A Força Aérea recebeu esta sexta-feira, 24 de janeiro, o quarto avião KC-390, que aterrou na Base Aérea N.º 11, em Beja, pelas 10h00, transportando a bordo o kit de reabastecimento aéreo.
A aeronave havia sido entregue numa cerimónia realizada nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no Brasil. Após a entrega, o KC-390 descolou com destino ao Recife, onde realizou uma pausa técnica, seguindo depois para Portugal numa travessia transatlântica efetuada sem escalas.
De acordo com a informação divulgada, a viagem foi realizada num voo contínuo de cerca de oito horas, possibilitado pela incorporação do kit de reabastecimento aéreo.
A entrega deste kit assinala um marco para a Força Aérea, que passa a dispor, pela primeira vez, da capacidade de reabastecimento em voo. O sistema pode ser instalado rapidamente em qualquer aeronave KC-390 da frota e integra depósitos adicionais de combustível no interior da fuselagem e pods de reabastecimento montados sob as asas, permitindo a configuração da aeronave como “tanker”, sempre que necessário.
Segundo a Força Aérea, esta nova capacidade permitirá aumentar significativamente o alcance e a autonomia das aeronaves, reforçando a projeção da Força Aérea e de Portugal em missões e atividades conjuntas no âmbito da NATO e de países aliados.
Os aviões KC-390 equipam a Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja. Esta é a quarta aeronave entregue à Força Aérea, de um total de seis previstas na frota, além de um simulador.
A Esquadra 506 tem como missão principal o transporte aéreo geral e estratégico, assegurando, entre outras, missões de transporte de pessoal e carga, sobretudo no apoio a missões no estrangeiro.

