IVAN DOMINGUES ESTREIA-SE NO MUNDIAL DE F3 COM 20º LUGAR NO GP DA AUSTRÁLIA
PILOTO PORTUGUÊS RECUPEROU POSIÇÕES, MAS UMA SAÍDA DE PISTA IMPEDIU MELHOR RESULTADO
O piloto português Ivan Domingues concluiu a sua primeira corrida no Campeonato FIA de Fórmula 3 com um 20º lugar no Grande Prémio da Austrália. O jovem leiriense, que compete pela Van Amersfoort Racing (VAR), partiu da 27ª posição da grelha e conseguiu recuperar posições ao longo da prova e entrou no top-20.
Corrida com várias ocorrências em pista
A qualificação colocou Ivan Domingues na 27ª posição, mas na corrida sprint deste sábado conseguiu recuperar lugares logo nas voltas iniciais. O piloto tirou partido dos incidentes que marcaram a prova para se aproximar do top-20, mas uma saída de pista acabou por condicionar um resultado mais positivo. A corrida terminou sob regime de safety car.
“Foi a típica corrida de F3, com muita competitividade e a habitual confusão, sobretudo no arranque. Recuperei posições no início, procurei também maximizar os incidentes adversários que foram acontecendo, mas, depois, uma ligeira saída impediu-me de terminar um pouco mais à frente. Nesta fase de adaptação, em que tudo é novo, carro, pista, o principal retorno está na experiência e nas voltas acumuladas. Vamos procurar continuar a evoluir e esse é o espírito também para ‘feature race’ deste domingo”, afirmou Ivan Domingues.
Feature Race acontece este domingo
O fim de semana competitivo do piloto português ainda não terminou. Ivan Domingues regressa à pista este domingo para a segunda corrida do Grande Prémio da Austrália, a Feature Race, que contará com 23 voltas. A prova está marcada para as 09h00 locais (22h00 de sábado em Portugal).
O percurso de Ivan Domingues até à F3
Natural de Leiria, Ivan Domingues iniciou-se no karting aos oito anos, inspirado pelo pai e pelo irmão. Aos nove anos, participou no Campeonato de Portugal e conquistou a Taça de Portugal de Karting. Foi vice-campeão nacional em 2017, 2018 e 2019. Com 14 anos, mudou-se para Itália para dar continuidade à sua formação e competir na Fórmula 4.
Na temporada passada, na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), somou dois pódios e foi o melhor rookie em três corridas. Em 2025, estreou-se no Campeonato FIA de Fórmula 3, tornando-se o primeiro piloto português na categoria em 12 anos, desde António Félix da Costa.

