LIEPĀJA E ÉVORA, CIDADES CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA EM 2027, REFORÇAM COOPERAÇÃO
Liepāja, na Letónia, e Évora, em Portugal, ambas designadas como Capital Europeia da Cultura em 2027, irão assinar um Memorando de Entendimento amanhã, 14 de abril, às 10h, no Palácio D. Manuel, em Évora. A cerimónia de assinatura do memorando integra-se na visita de Estado do Presidente da República da Letónia, Egils Levit, a Portugal.
O Memorando de Entendimento será assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Liepāja, Gunārs Ansiņš, e o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá. Inta Šoriņa, Presidente da Fundação Liepāja 2027, e Paula Mota Garcia, Coordenadora da Equipa de Missão de Évora 2027, farão intervenções na cerimónia.
O documento visa promover a cooperação em projetos culturais que cumpram objetivos basilares da Capital Europeia da Cultura, tais como o desenvolvimento socioeconómico das cidades e o reforço da identidade local a partir da cultura, e a partilha de valores europeus comuns. O memorando incentiva ainda a realização de programas de intercâmbio e de capacitação de organizações culturais e na área educação, entre outros aspetos.
As cidades de Liepāja, na Letónia, e Évora, em Portugal, ambas designadas como Capitais Europeias da Cultura em 2027, vão assinar um Memorando de Entendimento com o objetivo de promover a cooperação no âmbito dos trabalhos culturais. O documento incide na cooperação em projetos culturais que cumpram objetivos basilares da Capital Europeia da Cultura, tais como o desenvolvimento socioeconómico das cidades e o reforço da identidade local, a partir da cultura, e a partilha de valores europeus comuns. A assinatura do memorando ocorre no dia 14 de abril, em Évora, no quadro da Visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República da Letónia a Portugal. A cerimónia contará com intervenções dos presidentes das Câmaras Municipais de Liepāja e Évora, bem como de outros representantes das equipas envolvidas nas Capitais Europeias da Cultura.
Liepāja 2027 propõe um programa cultural e artístico audaz, baseado no conceito de (un)rest (agitação), desenhado para responder aos desafios da região, do país e da Europa. De maneira semelhante, Évora 2027 propõe o VAGAR, enquanto plena consciência de que nós, humanos, estamos sempre em relação com o universo, como resposta urgente de futuro para os desafios que a Humanidade enfrenta, como “uma outra arte de existência”.
Évora 2027, Capital Europeia da Cultura, é promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara Municipal de Évora. Esta Comissão Executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo – ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – ARPTA. Évora 2027 conta com o apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo que representam os 47 municípios da região.