UNIVERSIDADE DE ÉVORA REFORÇA LIGAÇÃO À CIDADE COM “MONTRAS VIVAS”
A INICIATIVA, QUE ENVOLVEU DIVERSAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS, VISA PROMOVER A CULTURA E O COMÉRCIO TRADICIONAL.
ÉVORA 2027 ALARGA PRAZO PARA CANDIDATURAS A OPEN CALLS
MAIS TEMPO PARA PROJETOS ARTÍSTICOS REGIONAIS E INTERNACIONAIS INTEGRAREM PROGRAMA DA CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA
Também pode interessarUNIVERSIDADE DE ÉVORA ASSINALA DÉCADA DO CICS.NOVA.UÉVORA
CONFERÊNCIA DE ELÍSIO ESTANQUE MARCA CELEBRAÇÃO DOS DEZ ANOS DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO.
Também pode interessarEL@IES 2025: ENSINO SUPERIOR DEBATE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
UNIVERSIDADE DE ÉVORA ACOLHEU O XIII ENCONTRO QUE REUNIU ESPECIALISTAS PARA REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS DA IA NA DOCÊNCIA
Mais de 150 estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora transformaram montras comerciais do centro histórico em espaços de expressão artística.
Estudantes da Universidade de Évora Dinamizam Centro Histórico com “Montras Vivas”
Mais de 150 estudantes da Escola de Artes da Universidade de Évora participaram na 5.ª edição da iniciativa “Montras Vivas”, que decorreu no este sábado. O evento teve como propósito dinamizar o centro histórico da cidade de Évora, transformando montras comerciais em espaços de expressão artística.
Aproximação entre Academia e Comunidade
Noémi Marujo, Vice-Reitora para a Comunicação, Promoção Institucional e Informação Documental da Universidade de Évora, sublinhou a relevância da participação da Escola de Artes para o êxito da iniciativa. A Vice-Reitora salientou que a ação permite aproximar a Universidade da cidade, fomentando a cultura artística e consolidando o papel da instituição como um agente ativo na dinamização cultural e criativa de Évora. Noémi Marujo expressou ainda o reconhecimento pelo trabalho dos estudantes dos cursos de Arquitetura, Música, Design, Teatro, Artes Plásticas e Multimédia, dos grupos académicos e do Diretor da Escola de Artes, Tiago Navarro Marques.
Arte como Catalisador Urbano e Cultural
Tiago Navarro Marques, Diretor da Escola de Artes da Universidade de Évora, destacou que a iniciativa posiciona os estudantes no coração da cidade, promovendo um diálogo entre a criação artística, o comércio tradicional e o património classificado pela UNESCO. O Diretor referiu que o projeto evidencia o potencial da arte para revitalizar o espaço urbano, envolver a comunidade e projetar Évora no percurso para a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. A temática desta edição, ‘excelência das artes’, reflete o incentivo à qualidade artística dos participantes.
Organização e Parcerias Estratégicas
A 5.ª edição das “Montras Vivas” foi organizada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, pelo Diário do Sul e pela Câmara Municipal de Évora. A Escola de Artes da Universidade de Évora e o Évora 27 figuraram como parceiros desta iniciativa.

