12 de Fevereiro 2026

TV Guadiana

Alentejo em Direto

VODAFONE RALLY DE PORTUGAL 2025 COM LISTA RECORDISTA DE INSCRITOS NO WRC
PROVA PORTUGUESA REÚNE 95 EQUIPAS E MARCA O REGRESSO DE UM PILOTO NACIONAL À CATEGORIA PRINCIPAL

Vodafone Rally de Portugal

Vodafone Rally de Portugal 2025 com lista recordista de inscritos no WRC. A prova, que se realiza entre 15 e 18 de maio, vai contar com 95 equipas à partida, entre as quais se destacam 12 carros da categoria principal Rally1 e 55 viaturas da categoria Rally2.

A edição deste ano assume um carácter histórico ao marcar o regresso de um piloto português ao escalão máximo do Mundial de Ralis. Diogo Salvi vai competir ao volante de um Ford Puma Rally1, integrado na estrutura da M-Sport, algo que não acontecia desde 2012 com um representante nacional nesta categoria.

O evento, organizado pelo Automóvel Club de Portugal, será composto por três etapas e um total de 24 classificativas cronometradas, percorrendo 344,5 quilómetros nas regiões Centro e Norte do país. Espera-se uma elevada afluência de público ao longo dos quatro dias da prova, com especial destaque para a etapa inaugural, que inclui os troços de Águeda/Sever do Vouga e Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha.

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL

A Toyota Gazoo Racing alinha com quatro GR Yaris Rally1, confiados a Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta. Apenas os três primeiros pontuam para o campeonato de construtores. A equipa apresenta um plantel de luxo, incluindo o octocampeão Ogier, o bicampeão Rovanperä e o atual líder do campeonato, Elfyn Evans.

A Hyundai Motorsport apresenta três i20 N Rally1 para Thierry Neuville, Ott Tänak e Adrien Fourmaux, todos a pontuar para o campeonato de marcas. Já a equipa britânica M-Sport Ford, além de Salvi, integra Grégoire Munster, Josh McErlean e Mārtiņš Sesks.

RALI2 COM FORTE PRESENÇA PORTUGUESA

O WRC2 promete elevada competitividade em solo nacional, com 56 pilotos inscritos. Entre os nomes internacionais mais sonantes destacam-se Oliver Solberg, Gus Greensmith, Kajetan Kajetanowicz, Nikolay Gryazin, Jan Solans, e os irmãos Yohan e Léo Rossel.

Do lado nacional, Kris Meeke (Toyota GR Yaris) e Dani Sordo (Hyundai i20 N) são dois ex-pilotos do WRC a competir este ano no Campeonato de Portugal. A eles juntam-se Armindo Araújo, Ricardo Teodósio, José Pedro Fontes, Pedro Meireles, Pedro Almeida e Gonçalo Henriques, entre outros nomes de referência do panorama nacional.

EXPECTATIVAS E NOVOS TROÇOS

Antes do início da competição, os pilotos realizam o habitual Shakedown em Baltar. A prova deste ano conta com novidades no percurso, com a reintrodução do troço de Vieira do Minho na segunda etapa, e a inclusão de novas classificativas na primeira, tornando esta a mais longa de toda a competição.

O Vodafone Rally de Portugal 2025 afirma-se, assim, como um dos grandes momentos do desporto motorizado internacional e reforça a sua importância no calendário do WRC, quer pela qualidade da lista de inscritos, quer pela envolvência do público e dos pilotos portugueses.

BANNER