RITMO DA HYUNDAI MARCA PRIMEIRA ETAPA DO VODAFONE RALLY DE PORTUGAL 2025
OTT TÄNAK LIDERA O VODAFONE RALLY DE PORTUGAL 2025 APÓS PRIMEIRA ETAPA DISPUTADA
LUTA PELA GERAL DO WRC
A primeira etapa do Vodafone Rally de Portugal 2025 terminou com Ott Tänak no comando da classificação geral, ao volante de um Hyundai. O piloto estónio destacou-se nas estradas de terra da região Centro, vencendo sete dos 11 troços do dia e fechando com 7 segundos de vantagem sobre Sébastien Ogier.
Tänak atingiu a sua 400.ª vitória em troços do WRC nesta jornada, que descreveu como exigente, especialmente nas segundas passagens. Ainda assim, mostrou-se satisfeito com o ritmo nas especiais finais.
DESTAQUES DA ETAPA INAUGURAL
Ogier (Toyota Gazoo Racing) optou por uma gestão estratégica de pneus e ocupa o segundo lugar. Takamoto Katsuta é terceiro (+27,1s), seguido de perto por Kalle Rovanperä (+28,3s), enquanto Thierry Neuville, após um pião matinal, está em quinto (+32,7s).
Elfyn Evans, líder do campeonato, terminou em sétimo (+1m09,0s), penalizado por ser o primeiro a entrar em pista. Adrien Fourmaux abandonou depois de um toque que danificou a suspensão. Mārtiņš Sesks perdeu mais de três minutos ao trocar uma roda furada.
EVOLUÇÃO NO WRC2
Oliver Solberg (Toyota GR Yaris Rally2) foi o mais forte no WRC2, terminando o dia em décimo da geral. Gus Greensmith (Skoda) segue a 53,5s e Yohan Rossel (Citroën) caiu para terceiro após um furo na última especial.
CPR COM DESFECHO DRAMÁTICO
No Campeonato de Portugal de Ralis, Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2) venceu pela primeira vez após a desistência de Kris Meeke, que liderava, mas sofreu uma cedência de suspensão. Almeida terminou a etapa na 29.ª posição da geral, à frente de Armindo Araújo e Pedro Meireles.
Meeke ainda figurou na 27.ª posição da geral, mas ficou fora da classificação nacional devido à desistência em ligação.
ETAPA DE SÁBADO PROMETE
A segunda etapa disputa-se a 17 de maio, com sete troços e 122,7 km cronometrados. Os pilotos enfrentam as classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Amarante e a Super Especial de Lousada ao final do dia.
A prova conclui-se no domingo com mais seis especiais, incluindo a emblemática Power Stage em Fafe.

